Parar de fumar na adolescência

O pulmão do adolescente quando começa a fumar e quando consegue parar de fumar.

Em princípio assim que o adolescente começa a fumar se dá início a uma reação inflamatória que é provocada pela temperatura elevada da fumaça que queima toda a via área e os pulmões. O reflexo de tudo isso são as tosses que acompanham cada baforada do principiante. Com o tempo, os sintomas desagradáveis desaparecem e consequentemente, para obter o mesmo efeito do início, é necessário um consumo maior de cigarros por dia.

Todavia a agressão térmica gera uma combustão que resulta em partículas de oxigênio, que chamamos de radicais livres, com a capacidade de oxidar estruturas celulares, destruindo a base arquitetônica dos pulmões.

Cigarro faz mal aos pulmões?

Portanto quando dizemos que os cigarros fazem mal aos pulmões estamos dizendo apenas parte da verdade, o cigarro consegue lesar as vias respiratórias inteirinhas. O nosso aparelho respiratório possui um revestimento interno que não suporta a toxidade e nem a alta temperatura da fumaça, dando início a um processo de substituição celular. E com isso tudo, a produção do muco aumenta muito! Por quê? 

O muco funciona como se fosse uma capa que protege o tecido epitelial que reveste as vias aéreas, podendo expelir os elementos irritantes que foram inalados.

Parar de fumar ?

Dessa maneira se você não parar de fumar, a fumaça também provoca uma reação inflamatória nos nossos brônquios, causando uma destruição progressiva da árvore brônquica.

Por esses motivos, assim que o adolescente começa a fumar a integridade de seu aparelho respiratório fica comprometida, pois seus alvéolos são destruídos caracterizando uma enfisema pulmonar e há uma mudança na composição do revestimento dos brônquios, o que acarreta a doença chamada bronquite.

Motivações e apoio familiar

Dessa forma as pessoas que desejam parar de fumar, é necessário encontrar suas motivações e o apoio de sua família.

Opte por tratamentos naturais, que não possuam substâncias presentes no cigarro. Existem inúmeras alternativas que não causam efeitos colaterais (além dos efeitos que vem naturalmente com a falta do cigarro). 

Contudo pode parecer difícil, mas não é impossível. Diversas pessoas já tiveram sucesso na tentativa de largar o cigarro e parar de fumar de uma vez.

One thought on “Parar de fumar na adolescência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *