Parar de fumar- cuidados com a saúde

O uso do cigarro mata mais de sete milhões de pessoas a cada ano e custa a famílias e governos mais de US$ 1,4 trilhão por meio de despesas de saúde e perda de produtividade. Então se você parar de fumar só tende a ganhar com essa decisão .

“O tabaco ameaça a todos”, diz a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. “O tabaco exacerba a pobreza, reduz a produtividade econômica, afeta negativamente a escolha de alimentos consumidos pelas famílias e polui o ar interior”.

De acordo com ela, “ao se adotarem medidas firmes de controle a pratica de parar de fumar, os governos podem proteger o futuro de seus países, protegendo toda a população, independente de consumirem ou não, esses produtos mortais. Além disso, são geradas receitas para financiar a saúde e outros serviços sociais, bem como evitados os estragos que o tabaco causa no meio ambiente”.

Ademais todos os países se comprometeram com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza. Entre os principais elementos dessa agenda estão à implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco e, até 2030, redução em um terço o número de morte prematuras causadas por doenças não transmissíveis (DNTs), incluindo doenças cardíacas e pulmonares, câncer e diabetes, para as quais o uso de tabaco é um fator de risco chave.

Quais os cuidados com a saúde ao parar de fumar

Em resumo a saúde é o bem mais precioso que temos e certamente, devemos dar toda atenção a ela. Se você não tem saúde será obrigado a mudar radicalmente os seus hábitos alimentares, atitudes do cotidiano, enfim, várias situações a fim de recuperar-se e ter uma vida mais tranquila e feliz.

Dessa forma ainda falando sobre o cigarro o destino é o mesmo de qualquer outro vício. É essencial que tenhamos a consciência do mal que ele provoca ao seu pulmão e outros órgãos. Infelizmente, muitas pessoas não respeitam o próprio organismo e se deixam levar pela propaganda ou por modismo, dessa forma á muitas pessoas fumam porque um artista fuma também – muitas pessoas fumam porque está na moda, entre outras situações inusitadas.

Pode ter certeza que se você tomar a atitude correta, sua saúde será outra. Você que fuma um maço ou mais por dia, terá sua vida abreviada se não mudar de atitude. Se você não mudar seus hábitos, seu destino será o cemitério mais próximo.

Familiares e amigos fumantes

Portanto se caso você possui um familiar ou amigo que é fumante, faça com que ele conheça os malefícios que o cigarro traz a que não consegue parar de beber, tire do coração e da mente desta pessoa este mal que aflige a humanidade. São bilhões de fumantes no planeta e bilhões de pulmões com problemas graves e bilhões com chances de morrer em breve.

Se você não conseguir reduzir de uma só vez, dê passos após passos e reduza aos poucos. Comemore cada dia que ficar sem cigarro e compartilhe com os amigos. Peça ajuda a todos e faça promessas também – se você parar de fumar em X dias poderá ajudar um amigo que fuma a parar também. Este é o caminho do sucesso para você – não perca tempo.

Todavia se você é fumante e já se sente cansado e sem ar, tome as atitudes necessárias o mais rápido possível antes que seja tarde. É essencial que você possa ser feliz com muita saúde, e que possa desenvolver o seu trabalho ou estudo com mais qualidade de vida, para isso, tudo depende só de você. Viva a sua vida um dia de cada vez e comemore cada pequena vitória que conseguir para acabar com o cigarro.

One thought on “Parar de fumar- cuidados com a saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *