Como conseguir parar de fumar?

Saiba agora os motivos para iniciar essa jornada hoje. Consiga parar de fumar.

Todos sabem que o cigarro pode causar dependência física e psicológica, e que inclusive é responsável por aproximadamente 120.000 mortes anuais, em sua composição existem por volta de 4.700 substâncias tóxicas, que são inaladas a cada tragada. Esses dados são extremamente alarmantes.

Algumas das doenças causadas pelo tabagismo são: câncer de boca, doenças ósseas, câncer de pulmão, angina, demência, doenças digestivas, infarto e disfunção erétil.

Mas a questão é: Como parar de fumar?

Agora que você já sabe sobre os malefícios do tabaco, você possivelmente já está sentindo-se mais motivado a parar de fumar, certo?

Vamos lhe dar uma ajuda extra, com algumas dicas que vão ajudá-lo a largar o cigarro de vez. Lembrando que o primeiro passo a ser tomado, é decidir-se a parar de fumar, e o segundo passo muito importante, é buscar ajuda de um profissional especialista na área para lhe acompanhar nesse momento. Vamos às dicas?

Hoje no mercado existem diversos medicamentos que ajudam nos sintomas de abstinência, sendo alguns deles:

  • Adesivos
  • Sprays
  • Comprimidos
  • Pastilhas
  • Goma de mascar de Nicotina

De que forma parar? Abrupta ou Gradual?

Em resumo a parada abrupta é aquela onde o fumante interrompe o uso do cigarro de uma só vez, geralmente essa é a forma mais utilizada, entretanto dependerá de caso para caso.

Já na parada gradual o fumante vai se desvencilhando do vício aos poucos, até chegar o dia onde não fumará mais nenhum cigarro.

Ambos os métodos são válidos, o importante é que se escolher a parada gradual, você a faça dentro de no máximo duas semanas, pois ao ultrapassar esse período o fumante pode sentir-se desmotivado e adiar a parada, o que não é interessante.

Dicas para auxiliar a parar de fumar

Conte com o apoio de sua família e amigos próximos

É importante que sua família e seus amigos saibam de sua decisão de largar o cigarro, eles são peças fundamentais nessa etapa de sua vida, lhe ajudarão, motivando em suas possíveis crises de abstinência.

Faça exercícios

Dessa maneira se distraia e ainda cuide de sua saúde física e mental praticando exercícios físicos, os exercícios são muito eficazes em tratamentos e prevenção para parar de fumar, assim como, parar de beber, além de manter a forma em dia o indivíduo estará distraindo-se da vontade de fumar, e fazendo um tratamento natural contra o estresse, ansiedade e inclusive a depressão.

Os exercícios liberam várias substâncias, como por exemplo, endorfina que promove o bem estar, aumento da motivação, alegria e disposição. Percebeu como é importante incluir exercícios físicos em seu dia a dia? 

Curiosidades

Se você parar de fumar agora:

  • Em primeiro lugar após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação irão normalizar;
  • Em segundo lugar depois de 2 horas, não possuirá mais Nicotina em seu sangue;
  • E por fim quando você para de fumar você pode ganhar de 10 a 15 anos de vida.

Comece agora

Contudo não espere mais um dia ou uma semana para parar de fumar, decida-se por parar, e comece agora sua jornada para uma vida com mais saúde e qualidade.

4 thoughts on “Como conseguir parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *