Como parar de fumar?

Há mais de duas décadas o tabagismo é considerado como uma doença neurocomportalmental, que é causa pela dependência da nicotina presente no cigarro, a cada tragada são inaladas aproximadamente 4.7000 mil substâncias tóxicas além da nicotina. Se você deseja parar de fumar continue lendo esse texto!

Além de ser um sério problema de saúde publica, o tabagismo é responsável por milhares de mortes anualmente no mundo inteiro, compromete o estado físico e mental dos indivíduos que fazem uso, prejudicando o desenvolvimento social, educacional, econômico e ambiental, além de prejudicar quem convive junto e que está por perto.

Durante o período de um ano, morrem cerca de 8 milhões de pessoas por conta do tabaco, mais de 7 milhões dessas mortes são por uso direto do tabaco, enquanto 1,2 milhões das mortes são resultado de não fumantes que são expostos ao fumo passivo.

Tenha consciência dos malefícios do cigarro

Na maioria das vezes, os fumantes estão conscientes dos perigos que o tabaco causa, e tem o interesse em parar de fumar, porém, na maior parte das vezes, apenas um aconselhamento não é o bastante, uma ajudinha extra às vezes é necessária, e ela pode vir de variadas maneiras, e o melhor de tudo, de maneira que você não precise usar medicamentos controlados. Quando um fumante conta com mais aliados nessa luta ele fica mais motivado a parar de fumar.

Quando o assunto é idade, não importa muito quantos anos você tem, parar de fumar sempre valerá à pena, independentemente da idade em que você parou de fumar, a expectativa e a qualidade de vida, aumentam consideravelmente.

Benefícios de quem consegue parar de fumar

Os benefícios podem ser percebidos em qualquer faixa etária, entretanto, quanto mais cedo o fumante parar, mais saúde o indivíduo terá. Ao parar de fumar, sua expectativa de vida aumenta de 10 a 15 anos, além de uma redução de 30-90% da ocorrência de doenças crônicas que são relacionadas ao tabaco.

Contudo as pessoas que fumam têm risco 10x maior de desenvolver câncer de pulmão, 5x maior de ter enfisema pulmonar, bronquite e infarto, além de ter 2x mais chance de sofrer um derrame cerebral.

2 thoughts on “Como parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *